sexta-feira, 8 de novembro de 2013

preciso de uma opinião/ajuda

o meu filho mais velho anda no 5ºano. sempre foi um aluno assíduo, pontual, interessado, motivado e inteligente. sempre gostou do ambiente escolar e de todas as suas actividades. ganhou o concurso de leitura inter-escolas no 3ºano, tem sido delegado ou sub-delegado de turma ao longos dos 4 anos inclusive este. desde o principio deste ano que tem sofrido (ele e outros) maus tratos físicos e psicológicos de uma forma continuada. a turma já foi considerada a pior fazendo com que a directora de turma fizesse reuniões quer com os pais quer com os outros professores. o meu filho anda desmotivado, triste, sem interesse pela escola. já fui falar com a direcção do Agrupamento Escolar mas disseram-me que não pode ser transferido porque a turma ficava com menos de 20 alunos e isso não é legal. como mãe, não posso deixar que esta situação continue, tenho que fazer alguma coisa. se ele perde o interesse pela escola receio que nunca mais o volte a ter.
há alguém por aqui que esteja dentro do assunto? alguém me pode dar uma orientação? devo esquecer o assunto ou ir até às últimas consequências? devo esperar que o ano lectivo acabe e "torcer" para que o próximo ano seja melhor?


5 comentários:

  1. Não, não, não. Esquecer nem pensar. Continuar a ir à escola, falar com os profs, diretor de turma, diretor da escola. Procurar os miúdos que o fazem. Aparecer na escola de surpresa. Desistir nunca. Não acho que passe assim. Se vir que não consegue ver melhoras mude-o para um privado, se puder! Se não puder nem que tenha de argumentar uma alteração de residência, não sei... Se fosse comigo só descansava quando parasse! A questão não é ele não recuperar o interesse pela escola, é o amor próprio e a segurança. Os nossos filhos têm direito a sentir-se seguros.
    Beijinhos.
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Olá Isa!
    Aqui vai o que penso: não deve esperar nem mais um minuto para solicitar a transferência de turma do seu filho! O facto da turma ficar com menos de 20 alunos não é um problema seu, é um problema do agrupamento!
    Um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  3. desistir não. falar com ele, deixá-lo desabafar. ir à escola. reunir com outros pais. deve haver forma de suspender os alunos que são agressivos e criam esse mau ambiente. boa sorte. espero que haja uma solução. a minha filha mais velha já passou por isso e foi um péssimo período para a auto-estima dela.

    ResponderEliminar
  4. Faz uma queixa por escrito quer para o agrupamento como para a junta de freguesia a que a escola pertence o quanto antes.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Que triste situação Isa. Infelizmente não consigo ajudar, mas concordo plenamente com as opiniões acima: desistir nunca, trata-se da integridade fisica do seu filho e o seu percurso escolar. Não há nada pior do que alunos agressivos que descontam em cima dos que queram estudar e aprender. É uma situação grave, não baixe os braços! boa sorte. Val.

    ResponderEliminar