quinta-feira, 7 de março de 2013

Valores da vida

É incrível como o ser humano (ou a maioria dos seres humanos) está programado para ter sempre mais e mais. A nossa prioridade é sempre o lado material da vida quando na verdade a nossa maior riqueza é o lado espiritual e a nossa saúde.
A maioria nem se apercebe que está a viver em função dos seus bens quando deveríamos viver em função do nosso bem estar emocional.
De que serve viver numa grande moradia se passamos o tempo a trabalhar para a podermos "sustentar"?
Porque temos tendência para adquirir coisas acima das nossas posses se depois temos que abdicar de pequenos prazeres da vida para os podermos pagar?
Porque temos que ter sempre mais e melhor do que o "vizinho"?
Essa maneira de pensar está tão enraizada em nós que se torna difícil ser diferente. 
Mas é possível ser diferente. É difícil mas possível.
Uma das coisas que mais me orgulho no meu pai, é que me ensinou os principais valores da vida: respeitar, não roubar, não mentir, ser digno e viver dignamente de maneira simples. E ele era simples. Trabalhava para nos dar uma vida digna mas sem grandes luxos. Era feliz com o que tinha e nunca invejava ninguém. 
Eu quero ser assim e quero passar esses valores aos meus filhos.

Pinterest




3 comentários:

  1. O meu blog é muito trivial e, por isso não debato temas profundos. Gosto de o fazer entre amigos, cara a cara. :) Mas já que levantas este tema, vou comentar. É verdade que muitas pessoas não valorizam os bens essenciais de que falas. Mas também é verdade que muitas valorizam independentemente do nível de vida que têm. Conheço muitas e tiro-lhes o chapéu.
    Ainda valorizo mais aquelas que, por serem saudavelmente ambiciosas, progridem na vida e adquirem bens, que considero uma forma de recompensa do seu esforço e ainda assim, mantêm uma postura simples e humilde face à vida e outras pessoas.
    Ter dinheiro e luxos não é sinónimo de arrogância, como muitas vezes se generaliza.
    Ser um pouco ambicioso qb. e lutar por ter mais - nos dias que correm - é saudável. O empreendedorisno não faz mal a ninguém.
    Muitas vezes desejamos mais, é verdade. Muitas vezes pensamos que poderíamos ser mais recompensados, é verdade. No fundo, sonhamos todos... saudavelmente!
    No fundo, podemos ser simples 'tendo'.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nani pela tua opinião.
      Concordo contigo e é de louvar gente assim, empreendedoristas.
      O que eu não gosto é de pessoas que têm que ter tudo para se sentirem superiores e a maior parte das vezes nem sequer têm capacidade financeira para tal. Tenho algumas pessoas assim à minha volta, que vivem de aparências.
      Bjs

      Eliminar
    2. É o que eu chamo - simpáticamente - de prioridades trocadas. :)
      Beijinhos

      Eliminar